Cli­nica de Podologia Integrada

(351) 918 969 248
Será um prazer ajudá-lo!

Osteopatia

Cada vez mais as terapias naturais revolucionam e abrem novas perspectivas no mundo da saúde. A osteopatia faz parte deste "novo mundo" e apresenta imensos benefícios. Partindo de um método de tratamento manual, focaliza-se no sistema músculo-esquelético como elemento central do indivíduo e nas relações que este estabelece com os diversos pontos nervosos do corpo.

Cada função do nosso organismo, seja ela respiratória, digestiva, cardíaca, de locomoção ou psicológica apoia-se em elementos estruturais anatómicos. Se essa estrutura (esqueleto) está desalinhada (em disfunção mecânica) é previsível que aconteça uma compensação de tecidos que impedem o movimento normal, desencadeando assim uma descompensação continua.

O osteopata, através de várias técnicas que pode aplicar, vai facilitar a Homeostase.

É a faculdade que o organismo possui para reequilibrar a suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária ...).
O osteopata apenas vai desencadear e facilitar esse processo de auto regulação.

A 1ª consulta - diagnóstico

O paciente é avaliado de forma global onde a causa da lesão é a principal preocupação e não as suas consequências. A origem da lesão primária é fundamental, pois sabemos que as lesões geram adaptações e compensações que se não forem travadas provocam dor e desconforto.

Benefícios

• A osteopatia ajuda a melhorar o estado de saúde em geral, bem como a tratar doenças específicas.
  • O tratamento terá também resultados benéficos no funcionamento dos órgãos internos, ao tratar a coluna e a fluidez neurológica.
  • Combina o tratamento mais físico com conselhos práticos, que poderão implicar uma alteração na alimentação e no estilo de vida  do cliente.

Prevenção

Aprenda a ouvir o seu corpo, ele tem memória e fala por si, mas é preciso estarmos atentos ao sinais que ele nos envia.

A osteopatia é baseada na escuta do outro mas principalmente no que o corpo transmite às mãos do terapeuta, através da palpação. É um meio de sentir o corpo e entrar em contacto com tensões e desequilíbrios.

Encontrar as causas desses desequilíbrios despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo.
Aprender a conhece-lo melhor e a respeita-lo, tornando-nos mais sensíveis aos seus ritmos e necessidades.

Origem da Osteopatia

A osteopatia deriva das palavras gregas osteon (ossos) e pathos (doenças). A sua origem data do século XIX a partir da investigação do médico norte-americano Andrew Taylor Still (1828-1917) que em 1874 estabelece a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo como elemento chave na saúde. Considerava que o equilíbrio das estruturas era essencial para evitar o aparecimento de disfunções e doenças. Combinando os seus conhecimentos de anatomia com os estudos de engenharia anteriormente feitos, desenvolveu a base terapêutica da osteopatia.

Osteopata: Sérgio De Luiggi

Duração: 60 minutos - 1ª Consulta  | 45 minutos - Consultas Seguintes

Preço: €40

Oops! This site has expired.

If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.